quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"you're looking so hardcore"



Há uma vibração no ar que os dias de dependência emocional se dissiparam, ou mesmo, se diluíram pouco a pouco com as boas surpresas e movimentos do cotidiano. E no lugar de lamúrias sobre nosso lugar no mundo, uma positividade em relação aos momentos pulsantes vividos e os que ainda se desenrolam numa cadeia mágica de acontecimentos.

Tom Zé, num Programa Ensaio de 1992, disse algo fundamental para o entendimento de minha maneira de encarar a vida. Falando sobre seus tempos de escola, lembrou-se de quando repetiu de ano, pois passava mais tempo lendo gibis do que estudando as disciplinas formais. E ele veio com a pérola: "Será que é o caso de dizer que eu perdi o ano ou que ganhei o ano?". Porque pra ele, ler as histórias em quadrinho abriram caminhos de seu pensamento para outros questionamentos, novas visões.

E aqui, onde a blogueira se encontra fazendo um saldo do agitado ano de 2010, cabe o mesmo tipo de reflexão feita pelo gênio baiano. Num ano de poucas mudanças em algumas esferas da vida, o tempo que para alguns pode parecer ocioso - milhões de filmes assistidos, inúmeras músicas escutadas, diversos livros lidos, uma enormidade de lugares contemplados e muitos amigos resgatados - seria o caso de dizer que o ano foi perdido pela falta de foco e euforia desta humilde blogueira? Não, não foi. Foi ano ganho!

Às vezes é preciso parar de dourar a pílula de certos questionamentos da vida adulta e deixar a curiosidade despretensiosa nos guiar. E com a despretensão e uma boa dose de relaxamento, as verdadeiras paixões reaparecem e as idéias ganham fôlego para a realização de novos projetos. Planos de fuga criativos que nos direcionam para o que verdadeiramente queremos ser.

O ano foi de verborragia intensa, um let it be de expressões... Tudo o que foi sentido, não foi reprimido, foi dito, escrito, chorado, contado, cantado e exorcizado. Mas nunca, nunca calado!

E essa liberdade de expressão foi vindo num crescente ao longo do ano, a ponto de olhar pra mim mesma  e sorrir com satisfação. Egotrip a parte, o que posso afirmar é que da fase do abalo, da fase da revolta, da fase em crise, da fase flor, eis que a flor-de-lótus ressurge um pouco mais hardcore.

E em minha auto-homenagem, já que dia 9 de dezembro completo 29 primaveras, postei o vídeo da música Let me down slow, dos Rolling Stones. Primeiro, porque adoro a maneira como eles descrevem essa mulher de cabelo tingido, inteligente, de sorriso torcido, que desconcerta e fragiliza Mick Jagger a cada refrão. É isso, uma mulher livre e de atitude... E muito feliz por determinar a parte que lhe é de direito neste latifúndio!

Quem quiser ser navegado, que entre neste barco!

I'll be rocking in the next corner... See ya!

p.s. post dedicado à Edileuza Pimenta. grande amiga, grande conselheira, grande mulher!

2 comentários:

  1. Fiquei tão emocionada, amiga, e não só pela linda homenagem (obrigada!), mas também pelo fato de que eu me identifico completamente com seus questionamentos e suas expectativas; nisso nós somos irmãs gêmeas, você sabe. Eu, que me cobro foco o tempo inteiro, igualmente estava me martirizando com a pergunta sobre se perdi ou ganhei o ano. E concluo o mesmo que você: ganhamos o ano, amiga. Portanto, FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  2. Edileuza,
    Ano ganho e bem comemorado na segunda passada. Muito bom essa nossa coisa de sentar e conversar. Vou sentir falta disso a partir de agora, que você está de saída...
    Mas a tecnologia é parceira das boas amizades. E continuaremos compartilhando nosso lado irmã-gêmea por telefone, blog, sms, e-mail e visitas esporádicas...
    Love you!!!! :)
    Pri.

    ResponderExcluir