segunda-feira, 20 de junho de 2011

o significado de persistir



Nesta altura do campeonato acho que são poucos, ou quase zero, os leitores que ainda visitam este blog. O blog virou praticamente um diário exclusivo de minha própria escrita. Serve de catálogo para consultar a quantas andou meu pensamento ao longo do último ano.


Enfim, mais uma manhã de trabalho se passou e, como de costume, a pausa do meu pós-almoço em um dos meus locais bucólicos favoritos do Centro, o jardim externo da Bibliotaca Nacional. E, atualmente, o meu templo de reflexão e relaxamento. Faz bem e eu recomendo fortemente.

E sentada ali fiquei pensando no significado de persistir. Aliás, um verbo que vem ocupando bastante meu pensamento e muitas de minhas atitudes em relação à vida. Mas o que de fato significa essa tal persistência? Apesar de muito parecida, diferencia-se de insistir. Porque a gente insiste em pedir ou dizer alguma coisa. Mas quem persevera está buscando alguma constância de comportamento, de objetivo... Quem persiste quer perdurar, porque acredita que um dia esta conduta o levará a uma Pasárgada emocional, profissional ou seja lá o que for.

Mas quem persiste trava uma luta interna todos os dias, porque é preciso manter as idéias e perseverar naquilo em que se acredita. Logo, pensando em todos os persistentes deste planeta terra, resolvi ampliar o significado do mesmo, levando em consideração todos os percalços e alegrias que automaticamente herdamos por ter tal comportamento ousado e arriscado.

Ser perseverante é acordar de manhã cedo todos os dias, olhar pro seu reflexo na frente do espelho e repetir (uma frase que não é minha) "eu tenho as rédeas da minha vida". Perseverar é ter em seu currículo da vida uma multiplicidade de diferentes pequenos fracassos, mas acreditar que todos eles fizeram você acumular experiência pra chegar àquele sonhado topo da montanha, onde você espiritualizado e sábio dirá "todas as minhas ações e minhas escolhas me fizeram chegar aqui". Perseverar é investir em você e nos seus sonhos, mesmo que toda a conjuntura econômica e social te mostrem cruamente que o espaço de realização é pequeno e concorrido, mas que você só precisa de uma chance, de 2%, de uma vaga, que muitas vezes ninguém te dá, mas você persevera...

Nossa, mas que verbo lindo!!! Na parte da minha psyche reservada aos sonhos e idealizações mais delirantes, persistir é pensar que um dia algo em que você lutou muito pra conseguir vai se realizar, e que depois disso você vai sair correndo pelas ruas cantarolando "We are the champions", do Queen, e que as pessoas vão sorrir pra você pelo caminho solidárias à sua pequena-grande conquista pessoal.

Perseverar é querer sair de onde se está, é acreditar num futuro melhor, é ter no seu íntimo uma positividade de que algo está por vir. E no "enquanto não vem", continuamos acreditando, nos movimentando, indo em frente... Algumas vezes arrumando pequenas distrações pra dar leveza e brilho, outras chorando embaixo do óculos escuro pelas ruas depois de mais uma tentativa frustrada, e em todas as vezes, recomeçando e tentando mais uma vez.

Eu realmente espero que a máxima do Renato Russo - "quem me dera / ao menos uma vez / acreditar por um instante / em tudo que existe" - aconteça pelo menos uma vez na vida de todos que estão por aí, todos os dias do ano, se aventurando e persistindo na beleza de suas convivções e seus sonhos.

E finalizo com Clarice:
"Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz."

(Clarice Lispector)

2 comentários:

  1. See there's no way and there's no how
    I'd ever stop now, Imma die tryin', I'mma die trying
    And sometimes I get weak from walking the road I'm on
    But I'mma keep on. I'mma die tryin', I'mma die tryin' (mmm..)

    Cee Lo

    ResponderExcluir